• Foto do escritorLab Gn2

Os Novos Desafios da Educação com o Confinamento

Com a chegada do coronavírus, a humanidade teve que se adaptar a conviver de modo diferente do que era antes. Tivemos que aprender novos hábitos e novas formas de se relacionar com outros a fim de proteger o próximo e a si mesmo. Entretanto, apesar de todas essas mudanças e dificuldades, esse período abriu oportunidades de empreendimento em diversos setores da sociedade, sendo um deles a educação. Durante esse período de pandemia, os professores precisaram reinventar a maneira de ensinar. Escolas e universidades estão fechadas e, com isso, a tela do computador ou celular se tornou a sala de aula para muitos alunos. O ensino à distância se tornou comum e, assim, alguns empreendedores observaram isso como uma chance para aumentar sua renda. Foi observado em plataformas como OLX durante o período de isolamento a oferta não apenas de aulas e monitorias online como presenciais (apesar das recomendações do Ministério da Saúde).

Por essa dinâmica de aula ser totalmente nova, ela apresenta obstáculos. O desafio das instituições de ensino em gerenciar aulas fora de seu ambiente natural é muito grande e, por isso, ainda existem muitas que não sabem lidar com essa nova proposta de estudo. A aprendizagem para alunos do ensino fundamental e médio se torna, muitas vezes, ineficiente, pois se já é muito difícil para o professor controlar todos os seus alunos em um ambiente de aula normal, imagine fora dele. Nesse sentido, os pais se mostram essenciais para observar o rendimento de seus filhos.

Contudo, muitos desses pais não têm tempo para observá-los, pois trabalham, por exemplo.

Dessa forma, para atender esse nicho q se encontra em dificuldades, aumentou a oferta da monitoria online e, também, alguns professores estão oferecendo aulas particulares online, já que há muitos pais que estão vendo uma defasagem de aprendizado em seus filhos, por conta desse novo sistema de ensino à distância. Nessa perspectiva, isso se tornou uma ótima oportunidade para os profissionais da educação, estando empregados ou não, aumentarem sua renda. É evidente que antes do coronavírus, havia professores que realizavam aulas particulares online. Todavia, por esse momento que estamos passando, a demanda aumentou bastante. Além do mais, observaram-se outros motivos que levaram alguns educadores a realizarem aulas particulares online mostrando ser um bom empreendimento para contornar os problemas da epidemia.

Primeiramente, essa é uma atividade que demanda essencialmente tempo,

planejamento e organização. Os professores só precisam investir dinheiro caso queiram

expandir suas divulgações, mas isso não é necessário. Alguns estão divulgando pacotes

de aulas em suas redes sociais como Instagram e Twitter. Uma estratégia que vimos, por

exemplo, foi disputa de hashtag: um professor escolheu duas pessoas com um número

alto de seguidores em suas mídias que estavam interessadas em suas aulas e ofereceu

um pacote de aula gratuita para a que tivesse a maior quantidade de hashtags associadas

a seu nome no post que ele criou em suas redes sociais. Dessa forma, ele gerou muita

visibilidade a seu projeto e, de acordo com ele, aumentou bastante o número de alunos

posteriormente.

Ademais, outros estão divulgando através de familiares e amigos e, em alguns casos, sendo contratados por estes para serem tutores de seus filhos. A Rede Progressão que trabalha com cursos preparatórios assumiu um modelo híbrido de trabalho: pacotes de cursos preparatórios contendo aulas online e ao vivo durante o período da pandemia e aulas presenciais imediatas assim que a quarentena terminar (coincidindo com os concursos).

Em relação às ferramentas usadas pelos professores nessas atividades online, estes estão seguindo, geralmente, a mesma linha das instituições de ensino. Elas são o Zoom, Google Hangouts.

O Sistema Elite de Ensino, por exemplo, adotou as plataformas Google Sala de Aula e Google Meet para a realização das atividades a fim de suprir a demanda dos alunos por aulas remotas. É importante ressaltar, portanto, que lecionar que é uma atividade que não precisa ser lucrativa, nem particular. A realização de aulas online gratuitas, principalmente nessa época de coronavírus, é um ato filantrópico que alguns professores estão fazendo por iniciativa própria. A produção de palestras online promovidas por alguns deles é um feito notável e representa uma grande mudança provocada pela pandemia. Todavia, a monetização de aulas particulares e tutorias online foi uma via encontrada por alguns educadores para melhorar suas condições de vida em período de crise causado pelo coronavírus.

788 visualizações188 comentários